Psicoterapia
Psicoterapeuta Danielle Horoi
Psicóloga há 10 anos, especializada em clínica. Experiência em psicoterapia de adulto e infantil, orientação e re-orientação vocacional, oficinas de arte terapia e visualização criativa. Formada pela Universidade São Marcos. Especialização em Jung e o Corpo no Instituto Sedes. Consultora para artigos referente a orientação vocacional em revistas e portais da internet. Grupo de estudos de sonhos na Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, e vivencia em análise de sonhos com abordagem junguiana. Atuei na área organizacional (recrutamento, seleção, ações de integração de funcionários e deficientes, treinamento, e projeto social).
Formada em psicologia pela Universidade São Marcos em 2005, pós-graduanda em psicoterapia corporal junguiana pelo Instituto Sedes. CRP: 06/82814
O que é Psicoterapia
A psicoterapia é um processo dialético, uma discussão entre duas pessoas, cada uma com sua própria bagagem de conhecimento e experiências. O ambiente terapêutico é livre de preconceitos e julgamentos, onde se tem a oportunidade de expressar-se e apresentar todo o material que carrega.
A busca pela psicoterapia geralmente está relacionada à uma dificuldade que se pretende superar, pode ser uma característica de personalidade, um trauma, ansiedade, depressão, o stress, entre outras. A “cura” nem sempre ocorre com a remissão dos sintomas, mas muitas vezes, está relacionada em encontrar o sentido que o sintoma dá a vida. O caminho de conhecer a si mesmo, entender e tomar consciência de sua real essência é chamada de processo de individuação. As pessoas são diferentes entre si, e só podem alcançar a felicidade de sua maneira.
Existem vários métodos para propiciar o auto-conhecimento, tais como a análise de sonhos, a expressão pelas artes, a consciência corporal por meio da respiração e do relaxamento.
Como funciona a Psicoterapia?
O processo psicoterapêutico tem por objetivo facilitar o contato com as emoções e aprender a lidar com elas. Reconhecer as emoções que nos dominam em cada momento é a melhor forma de lidar com as situações e nos conhecer. As emoções motivadoras dos conflitos internos que nos bloqueiam e nos fazem sofrer, dar-nos o sentimento de impotência e vazio diante de nossas vidas. Momentos de perdas, como por exemplo, desemprego, luto, o fim de um relacionamento,a percepção que não realizamos nada do que queríamos ou tudo que realizamos perdeu o sentido.Assim, precisamos reorganizar as emoções para seguirmos em frente.
A busca por um profissional ocorre quando o sofrimento é agudo e o medicamento é o primeiro recurso enquanto mais tempo levar para buscar ajuda, maior será o sofrimento.
A psicoterapia oferece em seus encontros um ambiente seguro em que a pessoa pode observar suas dificuldades de outro ângulo e avaliar a quão grande ou pequena é para si, esse espaço é de pura expressão, livre de pré-conceitos, julgamentos ou qualquer coisa que possa constranger e reprimir seus instintos, desejos e emoções.
Eu preciso de Psicoterapia?
As pessoas buscam psicoterapia por dois motivos básicos, o primeiro é para autoconhecimento, em um determinado momento percebe-se o desconhecimento de si mesmo, geralmente quando o indivíduo está diante de um obstáculo para o próprio amadurecimento. O segundo que é o mais comum, ocorre quando se percebe que não consegue mais lidar com alguma situação ou emoção, muitas vezes já está medicado, mas o tratamento médico não evolui. Existem sinais que podem ajudar avaliar se você precisa ou não de psicoterapia:
Como andam suas emoções? Anda irritado, nervoso ou triste intensamente e com frequência? Todos passamos por situações de crise e é normal se sentir estressado, mas isso passa logo, mas se a crise é longa e persistente pode desencadear o desequilíbrio emocional, e prejudicar sua qualidade de vida e a sensação de que não existe solução, paralisando o viver.
Passou por uma situação traumática? Perdeu o emprego, assédio, vive o luto de um ente amado ou um acidente? Se você não consegue parar de pensar no corrido, se isola ou busca estar com amigos, sem nunca ficar sozinho, problemas para dormir e se concentrar, está muito difícil lidar com as atividades cotidianas. Pode ser a hora de buscar ajuda.
Você fica doente com frequência, tem dores musculares e de cabeça? Quando estamos estressados ficamos mais suscetíveis a doenças. Nosso corpo sente a dor emocional que vivemos. Busca alternativas, como a comida, bebida ou até mesmo drogas como forma de aliviar o que se está sentindo. É compensação que pode causar grandes prejuízos para todas as áreas da sua vida.
Seu desempenho na escola ou no trabalho caiu? O estresse pode estar afetando sua atenção e concentração, os colegas de trabalho perguntam se está tudo bem.
Suas relações sociais, família, amigos, namorado(a)/cônjuge estão desgastadas? Conflitos são mais frequentes, pois se não está bem, desconta nas pessoas mais próximas e se afasta das que tem menos intimidade.
Não tenha medo de buscar ajuda, em alguns momentos é necessário, para continuar a caminhar sozinho depois. Não deixe esses sintomas se agravarem, pois mais difícil se torna a remissão.
Entre em contato
Perguntas frequentes
Tem dúvidas?
A sessão de psicoterapia dura de 45 a 50 minutos para crianças e 50 minutos para adultos e adolescentes.
Geralmente é uma vez por semana, mas pode se ter mais sessões conforme o paciente.
Não há um tempo determinada para psicoterapia, a alta pode ocorrer após as questões que levaram a pessoa à psicoterapia serem resolvida ou entendida.
Aceita-se dinheiro, cheque ou transferência bancária.
Sim, apenas verifique qual o processo de reembolso com o seu convênio, para entender quais documentos serão necessário. Geralmente são solicitados: encaminhamento médico, carta do psicólogo sobre o tratamento e os recibos da consulta.
Atendemos no endereço abaixo:
Avenida Nossa Senhora do Sabará, 1601, sala 04, Jd. Marajoara, São Paulo, SP