Qual o significado de psicoterapia?

Home / Conteúdo / Qual o significado de psicoterapia?
Qual o significado de psicoterapia?

Qual o significado de psicoterapia?

A psicoterapia é um processo dialético, uma discussão entre duas pessoas, cada uma com sua própria bagagem de conhecimento e experiências. O ambiente terapêutico é livre de preconceitos e julgamentos, onde se tem a oportunidade de expressar-se e apresentar todo o material que carrega.

A busca pela psicoterapia geralmente está relacionada à uma dificuldade que se pretende superar, pode ser uma característica de personalidade, um trauma, ansiedade, depressão, o stress, entre outras. A “cura” nem sempre ocorre com a remissão dos sintomas, mas muitas vezes, está relacionada em encontrar o sentido que o sintoma dá a vida. O caminho de conhecer a si mesmo, entender e tomar consciência de sua real essência é chamada de processo de individuação. As pessoas são diferentes entre si, e só podem alcançar a felicidade de sua maneira.

Existem vários métodos para propiciar o auto-conhecimento, tais como a análise de sonhos, a expressão pelas artes, a consciência corporal por meio da respiração e do relaxamento.

Deixe sua contribuição/opinião