Orientação Vocacional

Home / Orientação Vocacional

O que é Orientação Vocacional?

Orientação Vocacional é baseada em um método diferenciado dos usualmente praticados, pois o encontro é experiencial e leva o individuo a tomar sua própria decisão com base em suas pesquisas e percepções. O orientando percebe que cada passo é uma oportunidade para explorar as possibilidades conhecidas ou não. Com esse método, o orientando entende melhor a si mesmo e as profissões que podem lhe dar prazer e objetivamente ser realizado. É um método que o ensina a tomar decisões!

É um programa de atividades que proporciona situações de aprendizagem organizadas em uma sequência lógica. As atividades são elaboradas seguindo as diretrizes de três tarefas vocacionais: exploração, cristalização e especificação. Cada uma das tarefas possui um conjunto de objetivos para chegar à decisão.

A “exploração” proporciona ao orientando o autoconhecimento e a ampliação da visão do mercado de trabalho, além de observar os problemas a resolver em seu ambiente. A “cristalização” busca sintetizar a grande quantidade de informações que foi gerada na “exploração”, todos os dados são organizados em categorias e estruturas. E por fim a “especificação” é o momento da tomada de decisão, com todas as informações já levantadas, organizadas e avaliadas.

Para quem é a Orientação Vocacional?

Existem momentos que precisamos direcionar nossa vida profissional e o primeiro passo é saber qual profissão seguir, isso acontece muitas vezes no final da adolescência para prestar vestibular e/ou quando você já trabalha em determinada área e sente a necessidade de mudar de profissão. A orientação e reorientação vocacional podem auxiliar nessa decisão, com uma metodologia de direcionar seus questionamentos e ações, você se conhece e descobre qual será o melhor caminho para si mesmo.

As experiências direcionam para o autoconhecimento, que oferece um ambiente apropriado à reflexão de sua personalidade e dificuldades que podem ser superadas. Esmiuçar as profissões quanto as características pessoais que exigem, atividades que desempenham e o mercado de trabalho.

Perguntas frequentes

Tem dúvidas?

A sessão de psicoterapia dura de 45 a 50 minutos para crianças e 50 minutos para adultos e adolescentes.

Geralmente é uma vez por semana, mas pode se ter mais sessões conforme o paciente.

Não há um tempo determinada para psicoterapia, a alta pode ocorrer após as questões que levaram a pessoa à psicoterapia serem resolvida ou entendida.

Aceita-se dinheiro, cheque ou transferência bancária.

Sim, apenas verifique qual o processo de reembolso com o seu convênio, para entender quais documentos serão necessário. Geralmente são solicitados: encaminhamento médico, carta do psicólogo sobre o tratamento e os recibos da consulta.

Atendemos no endereço abaixo:

Avenida Nossa Senhora do Sabará, 1601, sala 04, Jd. Marajoara, São Paulo, SP