Como funciona a psicoterapia?

Como funciona a psicoterapia?

O processo psicoterapêutico tem por objetivo facilitar o contato com as emoções e aprender a lidar com elas. Reconhecer as emoções que nos dominam em cada momento é a melhor forma de lidar com as situações e nos conhecer.
As emoções opostas que são motivadoras dos conflitos internos que nos bloqueiam e nos fazem sofrer, provoca o sentimento de impotência e vazio diante do que queremos para nossas vidas.
Momentos de perdas como, por exemplo, perda de um emprego, de um ente querido, o fim de um relacionamento ou simplesmente quando nos damos conta que deixamos a vida nos levar e não realizamos nada do que queríamos, ou tudo que realizamos perde sentido. Nosso equilíbrio se torna desequilíbrio e reorganizar as emoções é necessário para seguirmos em frente.
O primeiro recurso que normalmente as pessoas buscam é o medicamento, devido ao sofrimento agudo. Quanto mais tempo levar para buscar ajuda, maior é o sofrimento.
A psicoterapia oferece em seus encontros um ambiente seguro em que a pessoa pode observar suas dificuldades de outro ângulo e avaliar o quão grande ou pequena é para si, esse espaço é de pura expressão, livre de preconceitos, julgamentos ou qualquer coisa que possa constranger e reprimir seus instintos, desejos e emoções.

Deixe sua contribuição/opinião